domingo, 29 de março de 2015

Quando e como tudo começou.

Olá pessoal.
Depois de 10 anos pesquisando tudo sobre Canada, tomei coragem de ter um blog para contar um pouco do caminho que fiz para chegar até aqui.
Tentarei também contar um pouco da experiência que estou tendo em várias situações como imigrante.
Sou formado em Direito no Brasil, mas jamais atuei nessa área. Nos últimos 21 anos fui instrutor de tênis.
Foram ídas e vindas, centenas de e-mails para amigos que fiz, consulado canadense em São Paulo, pessoas que me ajudaram por muito tempo e outras que me ajudam até hoje e contatos feitos com clubes e academias de tênis por todo o Canada.
Tive o prazer de conhecer pessoas maravilhosas por todo esse tempo e tenho amizade com algumas delas até hoje.
Tudo começou em 2005, quando entrei em comunidades sobre o Canada do nosso querido Orkut.
Não gosto de ficar colocando nomes, pois sei que esquecerei  de várias pessoas no meio do caminho. Mas quero agradecer por toda a força e paciência que sempre tiveram comigo: Otavio e Maureen. São pessoas especiais para mim.
Fui muito chato naquelas comunidades, pois queria imigrar e não tinha alguns requisitos. Portanto ficava perguntando as mesmas coisas em vários grupos diferentes. E sempre aparecia alguém com uma dica nova ou uma explicação diferente para cada dúvida.
Quando eu comecei à pensar mais seriamente em imigração (2008) as regras mudaram radicalmente e fiquei sem qualquer chance de vir para o Canada pelo Skilled Worker. Foi um período complicado, pois achava que o sonho tinha acabado.

Naquela época já conhecia o Marcio Rodrigues, que estava com o processo de Self Employed aberto, esperando resposta do consulado de São Paulo. Foi ele quem me “apresentou” o processo e disse que poderia ser um caminho.
Comecei à pesquisar e vi que realmente tinha uma chance.

Liguei para o consulado inúmeras vezes perguntando sobre esse processo. Em todas elas disseram que eu não tinha os requisitos necessários.  Otavio e Marcio diziam que eu tinha.
Foi então que comecei  à entrar em fóruns canadenses sobre imigração (o CanadaVisa é o melhor deles).
Enquanto mais de 200.000 pessoas imigravam anualmente pelo processo de Skilled Worker, apenas 180 entravam no Canada no mesmo período. Ou seja:  esse processo era raríssimo.

Depois de alguns meses pesquisando sobre os requisitos, enviei um email enorme ao consulado canadense de São Paulo explicando sobre o processo de Self Employed. Eu consegui provar que eu tinha todos os requisitos pedidos e que gostaria de imigrar.
A resposta chegou no dia 22 de dezembro de 2009, onde o oficial de imigração deixou claro que eu realmente tinha todos os requisitos para dar entrada no processo de imigração como Self Employed.
Dei entrada no processo em março de 2010, mas foi “aceito” um mês depois. Ele foi finalizado em junho de 2012.
Antes de dar entrada no processo, visitei o Canada por duas vezes. Conheci Toronto, Vancouver, Calgary e Ottawa. Conheci várias academias e clubes de tênis, tive o prazer de me encontrar com várias pessoas que conhecia apenas pelas comunidades de Orkut e pude “sentir” um pouco mais cada cidade visitada.
Fiz meu “landing” em dezembro de 2012, mas me mudei em definitivo em junho de 2013 para Toronto.
No final desse ano fui ao Brasil para me casar com a Grasiela. Ano passado fizemos o processo de Sponsorship, que durou apenas 3 meses, e no dia 12 de dezembro ela chegou em Toronto.
Inclusive ela fará “posts” com dicas sobre a cidade e outros “achados” do Canada.
Portanto nunca desistam de qualquer sonho ou plano que tenham.  Tentem realiza-los de todas as formas. Sejam sempre muito realistas....pés no chão.
O Canada é um país maravilhoso, mas também tem muitos defeitos que não conseguimos descobrir enquanto estamos no Brasil. Temos que estar aqui para entender como algumas coisas acontecem. O que é bom para mim, pode não ser nada razoável para quem está lendo tudo isso agora. Depende de inúmeros fatores e expectativas que as pessoas depositam num projeto desse.
O Canada não é melhor e nem pior do que o Brasil. É apenas diferente.
Aqui também tem gente mal educada, “espertinhos”, buracos nas ruas, assédio , pessoas ruíns  e mais algumas outras coisas que descobrirão quando chegarem aqui.
O interessante é que 95% desse tipo de pessoa é imigrante, como nós. Não me lembro de um canadense ter feito algo desse tipo por esse tempo que moro aqui.
Mas nada paga a tranquilidade e segurança que temos  por aqui quando andamos pelas ruas de Toronto...seja a hora que for.
Se você quer imigrar para o Canada, procure o máximo de informações sobre o país, clima, sobre a região que pensa em morar, se sua profissão tem boa demanda por aqui....
Se você é casado(a), converse ao máximo com seu cônjuge sobre isso, para que os problemas  na adaptação aqui sejam menores do que imaginam.
Os dois devem “comprar” a idéia de viver num outro país. Se um só sonhar com isso, as chances de dar certo serão menores.

Acho que para um primeiro “post” já está muito bom.

Abraço à todos e espero que possa ajuda-los com nossos “posts”.

Roberto

2 comentários:

  1. É o tempo voa...lembro bem esse teu início !!! Boa sorte sempre.

    Grasi

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler os posts de vocês: Roberto e Grasi! São textos realistas e sinceros! Com muita informação também! Tenho muito carinho e gratidão por vocês! Estou na fase de pesquisas e de trocar milhões de e-mails! E vocês dois estão sendo super importante nessa fase! Obrigada! E até Breve, se Deus quiser!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.