domingo, 29 de março de 2015

Professor de tênis no Canada

Eu troquei mais de 800 emails com clubes, academias, associações e instrutores de tênis por todo o Canada. Acho que só não fiz contato com pessoas das províncias do norte.
“Descobri” três instrutores brasileiros, mas que jamais me deram qualquer dica sobre a profissão no Canada. Apenas um deles me respondeu, dizendo que era difícil trabalhar com esportes aqui, mas sem explicar nada sobre validação de certificados ou algo do tipo.
Tive que tirar todas as duvidas nas próprias associações das províncias.
Quando cheguei em Toronto, dizia para as pessoas que tinha vinte anos de experiência como instrutor, mas todos diziam que isso não me ajudaria em nada aqui, pois o que importa mesmo é a experiência adquirida dentro do Canada.
Infelizmente isso é verdade, mas até o momento de você passar na entrevista e no teste. Depois disso, a experiência que você tem no Brasil é importantíssima aqui. Eu coloco em prática a “minha” maneira de treinar e os alunos tem gostado muito.
Trabalhei com instrutores russos, canadenses, poloneses, portugueses e ucranianos. Você sempre aprende algo com todos eles, mas o grande problema é o aluno canadense.
O adolescente daqui é mais “parado” do que o brasileiro. E isso me irritava demais.
No Brasil eu “cobrava” quem não se esforçava como eu queria, mas aqui precisamos tomar o maior cuidado para falarmos com os alunos.
Duas ou três semanas depois que cheguei, consegui um teste para trabalhar num Summer Camp em Etobicoke.
Meu teste durou meia hora e eu já comecei à trabalhar naquela mesma manhã. Foram dois meses trabalhando todos os dias das 9am às 4pm, com uma hora de almoço.
O Summer Camp acabou e tive que procurar outro lugar para dar aulas.
Voltei à enviar e-mails com meu CV para dezenas de pessoas de GTA. O Head Coach de uma academia de Vaughan me chamou para uma entrevista e teste. Também passei no teste e trabalhei  de setembro de 2013 até junho de 2014, quando todo o prédio foi vendido para outra pessoa.
Trabalho desde o meio do ano passado numa academia indoor em Mississauga.
Algumas diferenças entre dar aulas no Brasil e no Canada:
- no Brasil, todas as minhas aulas eram individuais e de meia hora cada. No Canada 90% das aulas são em grupo, com 1 hora de duração cada.
- no Brasil as aulas eram mais baratas do que no Canada. Digo isso porque  os preços que eu cobrava eram bem menores do que os preços cobrados em São Paulo, por exemplo.
- no Brasil, meu trabalho era full time. No Canada apenas 10% dos coaches e instrutores trabalham full time no tênis. Pois aqui a escola é em período integral. Portanto os alunos estão livres para os esportes apenas depois das 4 da tarde.


Certificados

Se você tem um certificado internacional, poderá ser aceito em clubes e academias do Canada sem precisar fazer cursos aqui. Os que eles enxergam com “bons olhos” são PTR, USTA e da ITF. Mas mesmo tendo um desses, é bem recebido aquele que faz um curso oferecido por uma das províncias ou mesmo a Tennis Canada.

Sem qualquer um desses, podemos ser até assistentes, mas jamais termos nossos próprios grupos ou darmos aulas individuais, pois junto da anuidade desses certificados, está incluso o seguro que pagamos. Isso nos ampara no caso de qualquer ação que possam mover contra o instrutor, no exercício da profissão. E processo aqui é um fato comum e super caro.

Para quem quiser aprender mais sobre os níveis e certificados sobre tênis  Veja aqui.
No início, existe uma enorme chance de ter que trabalhar com um programa chamado Progressive Tennis.
Nessas aulas são usadas bolas, redes, raquetes e tamanho de quadra especiais para crianças.
Para entender melhor: Veja aqui.
Trabalhei nesse programa e digo que é a melhor maneira para ensinar tênis para crianças.


Valores

No início, um instrutor ganha cerca de 15,00 a hora. Depois de um tempo e experiência adquirida, pode chegar à 25,00.
Se estiver numa academia ou clube e trabalhando com vários grupos de alunos, tem dois tipos de ganhos: como coach e como assistente.
Se for assistente, ganha cerca de 25,00. Se for o coach (professor principal naquele grupo), ganha pelo menos 35,00 a hora.
São valores muito bons, mas infelizmente são poucas horas durante a semana para a esmagadora maioria dos instrutores em todo o país.

Aqui o que atrapalha o desenvolvimento desse esporte é o frio (pois tem poucas quadras indoor), a escola em tempo integral, poucas partidas na TV (mesmo com o Milos Raonic e Eugenie Bouchard  entre os 10 melhores do mundo nos rankings), o Hockey (esporte número 1 canadense) e até mesmo o soccer, que é o esporte mais praticado em todo o país.
Os preços de raquetes, bolas de tênis e outros artigos da modalidade são um pouco mais caros do que nos EUA, mas muito mais barato do que no Brasil.
Uma “latinha” de bolas custa CAD$3,00.
Uma raquete Wilson, de lançamento, custa uns CAD$150,00.
Imigração como professor de tênis....
Como expliquei antes, imigrei para o Canada exatamente como professor de tênis. Existe um processo de imigração chamado Self Employed, especial para atletas, artistas e outras poucas profissões.
Veja aqui se você se encaixa em uma delas - Lista de profissões.
É um processo que demora cerca de 3 anos para ser finalizado, mas em muitos casos é a única opção para aqueles que querem imigrar.
Acho que essas são as informações mais importantes à serem passadas para os profissionais de tênis que pensam em imigrar.


Quadras públicas no Canada

Já que o assunto é tênis, gostaria de explicar como funciona o uso de quadras públicas de tênis em quase todas as cidades do Canada.
Existem quadras públicas e clubes comunitários.
As quadras públicas são administradas diretamente pela prefeitura da cidade.
Os clubes comunitários são administrados por pessoas (e/ou empresas) que "arrendaram" essas quadras públicas. Essas empresas são responsáveis por manterem toda área apta ao uso dos membros e cobram pelo uso das quadras de tênis. São verdadeiros clubes usando quadras públicas.
Nas quadras públicas qualquer pessoa pode chegar e jogar tranquilamente quanto tempo quiser. Se estiver jogando e tiver outros jogadores esperando, tem que sair em meia hora ou 1 hora, dependendo da regra estipulada naquele local.

Nas quadras de clubes comunitários, o jogador só pode jogar se tornando membro. Isso pode custar de 80,00 à 200,00 por ano, para adultos e cerca de 30,00 para as crianças. Se for por família, uma média de 250,00 por ano.
Se tornando membro, ele tem direito à aulas de tênis em grupo, participar de campeonatos e pelo menos 4 horas de uso das quadras por semana. Após isso, deve pagar cerca de 30,00 por hora, para usar a quadra.

Pelas quadras que eu vi até agora em Toronto, as melhores quadras já são administrada por essas empresas, enquanto as quadras de tenis que tem o piso mais áspero (o chamado cimentão), continuam administradas pela prefeitura.

Para que um professor de tênis use as quadras dos clubes comunitários, ele e o aluno devem pagar uma taxa de 30,00 pelo "aluguel" e mais 10,00 cada um por não serem membros do clube.
Portanto, os valores pagos pelo uso da quadra não vão para a prefeitura, e sim para a empresa que administra as quadras.

Abraço.

Roberto

4 comentários:

  1. Muito bom o post! Com bastante informação! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá Erlo, vc pode me escrever nesses emails:

    rmav70@gmail.com
    info@canadaconnectionintercambios.ca

    Obrigada,
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Otimo o seu post.
    Se eu quiser fazer um curso e me especializar, posso dar aula ou preciso fazer uma faculdade?

    abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana,

    Vc não precisa fazer nenhuma faculdade para dar aulas de tenis.
    Vc precisa "apenas" ter um certificado da federação da região onde vc decidiu morar.
    Mas é claro q para ter isso, vc tem q estar aqui com visto de trabalho ou como imigrante legalizado.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.