quarta-feira, 22 de abril de 2015

Trabalhar com esportes no Canada

Olá pessoal,

Vou contar um pouco da experiência que tenho nessa área e algumas coisas que pesquisei sobre trabalhar com esportes no Canada.


Brasil x Canada

No Brasil, fui professor de tênis por quase 20 anos. Era acostumado à aulas individuais de 30 minutos. Poucas aulas eram de 1 hora de duração.

No Canada 95% das aulas são em grupo e com 1 hora de duração. 
As aulas para crianças são em quadras bem menores, com mini redes e bolas especiais.
Aqui as aulas são em grupo exatamente pelo preço que as academias e clubes costumam cobrar, pois incluem o valor pago ao professor e à locação da quadra.
Um hora de aula em Toronto não sai por menos de CAD$60,00 em quadras cobertas e numa média de CAD$35,00, nas descobertas.

Quando dava aulas no Brasil, tinha alunos (crianças e adolescentes) que faziam aulas de manhã ou à tarde. Pois lá as aulas nas escolas são na parte da manha OU da tarde.
No Canada os alunos ficam na escola das 9am às 3:30pm. Portanto eles só podem fazer aulas esportivas após esse horário. 

Os clubes e academias montam grupos para essas crianças sempre à partir das 4pm ou 4:30pm e termina lá pelas 8pm, divididos em vários grupos (na maioria das vezes por idade).

Então durante a manha e por boa parte da tarde, os professores dão aulas apenas para adultos. O que diminui bastante o número de "clientes".

Os alunos adolescentes do Brasil tem mais "disposição" em treinar e jogar do que os canadenses.
Às vezes me passa a sensação de que eles não dão a mínima bola para o treinamento, pois não se esforçam como deveriam. No Brasil a vontade é bem diferente.
Isso é referente à media daqui. Mas quando damos aulas para os russos, coreanos, ucranianos, poloneses..... eles fazem exatamente o que pedimos.
O mesmo acontece com os coaches. Trabalhei com profissionais de vários países, mas os mais exigentes são os russos. Os canadenses dão aulas mais parecidas com as de recreação. Isso mostra o porque dos professores russos serem meus melhores amigos aqui. rs


Seguro e cuidados

No Canada temos que ter muito mais cuidado com o que fazemos e falamos em relação às crianças, pois temos que seguir muitas regras que limitam o nosso contato com elas.
Devemos evitar várias coisas que fazíamos no Brasil: abraçar, fazer piadas, vários tipos de brincadeiras....
Quase tudo aqui é passível de reclamação ou processo contra o instrutor. 
Mas é fundamental ter os certificados do Canada, pois ficamos cobertos por um seguro de CAD$1.000.000,00 contra qualquer eventualidade.


Certificados e empregos

Todos os instrutores e coaches tem que fazer cursos e possuir certificados. Esses certificados podem ser da província onde mora, nacional ou de alguma instituição internacional que seja reconhecida aqui no Canada. No tênis, esses certificados internacionais seríam da ITF, PTR e USTA.

Você apenas poderá dar aulas se tiver certificados reconhecidos aqui. Se nao tiver, o máximo que poderá fazer é ser assistente do treinador. Mesmo assim existem algumas restrições. Jamais poderá comandar uma aula um professor sem uma licença.

Todos os esportes praticados ao ar livre vão de maio até começo de outubro. Nessa época as pessoas preferem eventos "outdoor", para aproveitarem ao máximo as boas temperaturas.
Por esse motivo, o tenis, futebol, voley, basquete e outros esportes são praticados apenas nas quadras indoor. Essas coberturas são permanentes ou "bubbles"
Se em Toronto existem umas 230 quadras de tênis outdoor, entre publicas e particulares, no inverno esse número cai para umas 50 cobertas. E todas de clubes ou academias. Portanto, o número de vagas para instrutores no inverno também é muito menor do que nas outras temporadas.


Summer camp...

É a época em que os profissionais de esportes tem mais chances de ganhar dinheiro aqui no Canada, pois as crianças estão de férias por todo o país.

Como os pais estão trabalhando, sai mais barato deixar os filhos num summer camp praticando atividades esportivas do que colocá-los num daycare o dia todo.
Cada criança paga em média 250,00 pela semana (manhã e tarde) toda de esportes. Geralmente cada Summer Camp tem apenas um esporte e alguma outra recreação.
Nos que eu participei, era tênis com brincadeiras variadas.
Mas tem também aqueles em que a criança joga tênis num dia, futebol em outro, aulas de artes.....


Educação física

Para aqueles que me perguntam sempre sobre ser professor de educação física aqui, digo que esse curso serviria "apenas" para tentarem trabalhar nas escolas publicas e particulares do Canada.
Mas para isso, terão que validar seus diplomas e passarem por provas e outros testes.
O profissional estrangeiro que quiser trabalhar em qualquer modalidade, terá que ter certificados correspondentes à essa modalidade. Só comprovando que é professor de E.F. não será o suficiente.

After school program

Como já escrevi, as aulas nas escolas vão até às 3:30pm. Em muitas cidades, existe um "convênio entre a secretaria de educação com companhias esportivas, para que ofereçam aulas esportivas após às 3:30pm. Isso ajuda bastante aqueles pais que não podem buscar os filhos depois das aulas. Então eles pagam uma taxa pequena para que os filhos fiquem 1 hora à mais (pelo menos) fazendo um esporte. Esse programa chama After School Program. Tem aulas de basquete, tenis, futebol, voley ou apenas recreação mesmo.
Já dei aulas de tênis nesse programa em Toronto. A empresa é quem oferece o instrutor, raquetes, bolas especiais, mini-rede, cones, faixas.....
Essas aulas acontecem o ano todo, pois todas as escolas tem um ginásio coberto.

Tentei resumir vários aspectos para quem pensa em trabalhar com esportes aqui no Canada.
Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato conosco.

Abraço à todos.


25 comentários:

  1. Muito legal Roberto! Um post bem explicado e de forma objetiva! Pelo que venho pesquisando muitas profissões são regulamentadas e é preciso ter a certificação por aí! Acho importante essa preocupação que eles têm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Obrigado pela sua mensagem.

      Sim. Se vc não tiver licença aqui, não trabalha emn enhuma academia ou clube. O motivo mais importante é o fato de nós trabalharmos diretamente com crianças. Se algo acontecer, os pais podem te processar e pedirem uma nota preta.
      O seguro de todos os professores de tenis q são certificados cobre até CAD$ 2 milhões.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá Roberto, tudo bem?!
    gostaria de mais informações sobre esportes no Canadá.
    Teria algum contato?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Sobre o q vc gostaria de saber, especificamente?
      Quer trabalhar aqui? Com qual esporte?

      Abraço

      Excluir
  3. e cmo faz pra entar e dar aula como vc meu whats 01398150 3681

    ResponderExcluir
  4. ueria saber como faz pra enta nesses programas

    ResponderExcluir
  5. Consigo ir para o Canada para ser assistente? Sou goleiro, mas não tenho formação em Educação Fisica...mas gosto muito de estar envolvido no futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyncon,

      Não precisa ter essa formação para trabalhar com esportes aqui.
      Precisa ter "apenas" a certificação para soccer coach da provincia q vc escolher morar.
      Mas sempre lembrando q em TODOS os casos vcs teria q ser imigrantes legais ou com um visto de trabalho para poderem trabalhar aqui tranquilamente.
      Abraço.

      Excluir
  6. Olá penso em fazer o curso de educação física no Brasil para trabalhar no Canadá como professora de ED.Fisica. Terei de fazer algum outro curso no Canadá para poder validar o meu diploma Assim como o personal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      Obrigado pela sua pergunta.
      Se vc ja é especialista em alguma modalidade, será menos complicado para vc trabalhar com isso no Canada.
      Teoricamente, vc fazer Educação Fisica no Brasil e depois usar seu diploma aqui não seria o problema.
      Mas sendo bem sincero: estrangeiro dar aulas para crianças aqui no Canada não é nada facil. Eles são super fechados e vc precisaria provar um excelente nivel de ingles para tentar entrar numa escola e dar aulas de Educação Fisica aqui.
      O melhor caminho seria escolher uma modalidade, vir para cá e tirar licença nesse esporte, diretamente na associação da região q vc escolher morar.
      Abraço

      Excluir
  7. Vi seu posto agroa, e foi muito interessante. No meu caso sou atleta e nao sou formada. Se eu provar junto as entidades que tenho experiência e tirar um certificado na província que eu pretendo ir. E possível eu conseguir dar aulas no Canadá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Qual esporte vc pratica?
      Vc não precisa ter experiencia anterior ou ser formada em qq area.
      Basta fazer o curso e terá o certificado para dar aulas aqui.
      MASSSSSSS para fazer esse curso terá que ter um visto de trabalho ou vir como residente permanente.

      Boa sorte

      Excluir
  8. Ola! Primeiramente, parabéns pelo post. Gostaria de saber se, para ministrar aulas da respectiva modalidade, preciso ter a licença para aquela atividade, ou existe alguma licença que abranja várias outras modalidades. Pergunto isso, pq ministro aulas de hoquei sobre grama e futebol. Ambos sao esportes de invasai e ate parecidos. Poderia me sanar essa dudúvi? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,
      Obrigado pelos parabéns.
      Aqui temos um orgão chamado NCCP, q é responsável pela formação de coaches de quase todas as modalidades no Canada.
      O site deles é Coach.ca
      Aqui vc não precisa ter curso de Educação Física para trabalhar com esportes. Basta vc ir na associação do esporte q vc tem experiencia e na provincia em q vc mora. Lá te falarão quais os requisitos q precisará seguir para poder dar aulas.
      Geralmente vc tem q fazer cursos aos fins de semana e consegue um certificado provincial após isso. De posse desse certificado, poderá procurar vagas para professor de Hoquei ou futebol na sua região. Mas é claro q isso será permitido apenas se vc estiver aqui ao menos com um visto de trabalho.

      Abraço

      Excluir
  9. olá sou formado em futebol, tenho carteira profissional de tecnico, e carteira de professor core 360, tem times de futebol para trabalhar ai que nao seja muito dificil de receber uma oportunidade?
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian,
      Obrigado pela sua pergunta.

      Para vc trabalhar em qualquer lugar aqui vc precisaria primeiro imigrar ou ter um visto de trabalho.
      O Canada vai ser uma das 3 sedes da Copa de 2026 e acho q terão mais oportunidades nessa área num futuro não tão distante.
      Se vc tem um bom nivel de ingles e boa experiencia como treinador, sugiro tentar o processo de imigração. Não lhe faltará oportunidade de emprego aqui, caso vc esteja legalizado.
      Abraço

      Excluir
  10. Parabéns Roberto
    Me identifiquei muito com sua história.
    Sou professor de tênis e estou com interesse em morar no Canadá.
    O que vc me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Lhe aconselho à vir com um visto de trabalho ou como residente permanente.
      Mas lhe aviso que não é nada facil trabalhar nessa area aqui, com várias horas de aulas por semana.
      No outono e inverno é mais dificil ainda.
      Tem que ter muita paciência e uma sobre de dinheiro para te manter nesse tempo.
      Vindo como turista será impossível conseguir algo.
      Boa sorte.

      Excluir
  11. Boa noite! Parabéns pelo post! Sou professora de educação física e embora já tenha trabalhado com treinamento com crianças, meu foco sempre foi treinamento funcional com adultos. O que há no Canadá nesse sentido? Obrigada! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanessa,

      O profissional da sua area aqui é muito bem visto, mas tem que vir com permissão de trabalho ou como residente permanente.
      O canadense é bom de teoria, mas peca na prática.
      As academas de ginastica aqui são diferentes das do Brasil.
      Aqui eles tb tem os professores de ginastica, mas dão apenas explicações nos seus primeiros dias de treinos. Após esse período, terá que pagar por mais orientação.

      Boa sorte

      Excluir
  12. Olá roRober sou professor de educação física formado, personal trainer e tbm professor de jiu-jitsu faixa preta.

    Seria fafác conseguir um emprego no canada e quais os trâmites para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Teria que vir com um visto de trabalho(muito dificil na area de esportes) ou fazendo todo um processo de imigração.
      Para essa segunda opção teria que ter um ingles bom, boa experiencia profissional e idade entre 21 e 30 anos.

      Boa sorte

      Excluir
  13. sou formado em educação fisica e gostaria de trabalhgar nesta area..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que vir com um visto de trabalho(muito dificil na area de esportes) ou fazendo todo um processo de imigração.
      Para essa segunda opção teria que ter um ingles bom, boa experiencia profissional e idade entre 21 e 30 anos.

      Boa sorte

      Excluir

Obrigado pela visita.