quinta-feira, 23 de abril de 2015

Comparação entre Brasil e Canada

Olá pessoal !

Uma das coisas que mais perguntam é sobre as comparações e diferenças entre os dois países.

E a minha resposta e: os países realmente são muito diferentes, mas tem defeitos e qualidades quase que na mesma quantidade.

Penso que quase todos os que já estão morando no Canada passaram por várias fases:

1- achavam que o Canada era o melhor país do mundo para viver. Num deslumbramento total.
2- achavam o Canada um modelo perfeito de tudo o que um país deve ser e ter.
3- achavam que todos os problemas profissionais se resolveriam assim que chegassem aqui e encontrassem "aquele" emprego dos sonhos.
4- achavam que o Canada era infinitamente superior ao Brasil em tudo e que o inverno não seria um obstáculo.
5- achavam que tudo o que o canadense fazia, estava certo.
6- achavam o sistema de transporte publico daqui o melhor do mundo e que o do Brasil não era nada. Mesmo usando carro nos últimos 20 anos de vida, sem pegar um ônibus no Brasil por todo esse tempo.
7- achavam que em no máximo 6 meses estariam com o inglês ou francês fluente, mesmo tendo convivência diária com amigos brasileiros e portugueses aqui.
8- achavam que o Canada seria a salvação nas vidas deles.
9- achavam que o sistema publico de saúde daqui era o melhor do mundo e comparavam com o sistema publico do Brasil, que jamais usaram, pois tinham convênios médicos.
10- achavam as historias positivas contadas nos blogs de brasileiros, as únicas possíveis e achavam que as experiencias negativas eram de pessoas amargas e que detestavam o Canada.


Depois de 1 ou 2 meses pesquisando sobre o Canada, foram vendo que as coisas não eram bem daquela maneira. Depois da primeira visita ao país dos sonhos, tiraram mais algumas ilusões da mente.
E depois de 1 ano morando no Canada, viram que grande parte daqueles sonhos, eram realmente sonhos.

Sempre falo o seguinte: temos violência no Brasil e no Canada, mas existem duas diferenças básicas: o número de ocorrências e a forma como são punidas.


Sobre blogs

É muito bom ler a maior quantidade possível de blogs de brasileiros que vivem no país que pensa em imigrar.
Neles descobrimos muitas coisas sobre profissões, cidades que queremos morar, clima na região, escola para os filhos.....
Mas temos também que ler, entender e aceitar o que dizem de negativo. Dos dois lados sempre com ressalvas.
Eu sempre dei boa importância para o NotCanada, blog que sempre colocava os pontos negativos da imigração canadense.
O mais difícil é encontrar histórias daqueles que vieram, tentaram morar aqui e voltaram. Não porque são poucas histórias, mas pelo motivo de não querer expor suas vidas.


Penso que o Canada é um país mais justo com quem anda na linha, é mais seguro e oferece uma qualidade de vida um pouco acima do que temos no Brasil.
Aqui podemos sair à 1 da manha no centro e não termos qualquer medo de sermos assaltados ou levarmos um tiro de bala perdida.

As chances de emprego para quem tem um pouco de experiencia na área, são bem maiores aqui. Mas isso também tem um motivo: o Canada é um dos maiores países do mundo, mas com uma população que não passa dos 33 milhões faz muito tempo.
Quem prefere tentar cidades diferentes de Toronto, Montreal e Vancouver, tem mais chances de conseguir uma boa colocação profissional.
Winnipeg, Calgary, Edmonton, Saskatoon, Ottawa e outras boas cidades lutam para ter bons profissionais e muitas vezes pagam um pouco acima da média nacional, como incentivo. Mas 65% de quem chega no Canada, vai para aquelas 3 primeiras cidades que citei.

Não existe qual país é melhor ou pior. Existe apenas o lugar que lhe faz bem em determinado momento. E nesse momento, penso que aqui é um bom lugar para tentarmos algo, que no Brasil seria muito mais difícil.
A idade no Brasil faz muita diferença. No Canada também, mas o impacto é muito menor do que no nosso Brasil. Pessoas com mais de 40 anos no Brasil serão colocadas em segundo plano em qualquer procura de emprego. Aqui é um pouco diferente.
Fiz um curso para Consultor de Imigração e tinha pelo menos 70% dos alunos que eram mais velhos do que eu. Tenho amizade com um deles que tem 60 anos e está começando agora uma nova profissão.
Vejo que em muitas lojas e supermercados existem muitas pessoas nessa  idade trabalhando normalmente. Infelizmente não vemos o mesmo no Brasil.

Aqui também tem roubos, furtos, gente do mal, pessoas que querem levar vantagem em tudo (principalmente sobre imigrantes), tem discriminação, tem buracos nas ruas, sujeira nas calçadas, mendigos, pedintes no semáforo, pessoas que sobrevivem com a ajuda do governo....
Para entender melhor sobre isso, só vivendo aqui e vendo com os próprios olhos.
Mas uma coisa eu tenho que explicar: 80% desse lado negativo que citei, é feito pelos próprios imigrantes. Raramente vejo um CANADENSE fazendo algo negativo. A discriminação, por exemplo, vem principalmente dos próprios imigrantes. Parece até que eles queriam que a imigração acabasse no exato momento que eles chegaram aqui.

Não existe país melhor para se viver do que o Brasil. Jamais falarei mal do lugar onde nasci e vivi por 44 anos. O que detesto por lá é a política e os partidos que mandam no país e nos principais estados. Acho que o povo merecia governantes melhores. PT e PSDB fazem muito mal ao país. Um governando e o outro, não se opondo. Fiz apenas um pequeno comentário, pois não comentarei sobre política nesse blog. rs

Resumindo.....

O Brasil é um país maravilhoso, cheio de coisas positivas, clima espetacular, agricultura farta.... mas mal administrado.
O Canada é um país um pouco mais justo, seguro, que oferece mais perspectivas de futuro..... mas que também está longe de ser algum paraíso para aqueles que acham que detestam o Brasil.

Lembrando sempre que essa é a minha opinião e maneira de enxergar as diferenças entre o Brasil e Canada.

Abraço.

Roberto

4 comentários:

  1. Parabéns. ..palavras muito bem colocadas :)
    Grasi

    ResponderExcluir
  2. oi Roberto, gostei muito das tuas colocações. Ate porque além de td tem gente aqui no Brasil que acha q nos Estados Unidos ou Canadá por exemplo não tem um mendigo.
    Tudo também vai depender do grau de adaptação de cada pessoa. Um amigo do Alexandre mudou ha pouco com a esposa pra Miame e vai voltar porque ela não se adapta de jeito algum. Muitas vezes passear fazer compra é uma cosa, mas viver num local tão diferente do que se esta acostumada é outra.

    Parabéns pelo texto.
    abraço
    ana

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana.
    Muito obrigado pelo o q você escreveu.
    Aqui tem muitas coisas erradas mesmo. Temos mendigos em vários pontos da cidade, outros abrem e fecham portas de lojas à espera de um trocado, pedintes em vários cruzamentos....e por aí vai.
    Tento deixar bem claro como as coisas funcionam por aqui, pois ainda existe muita gente imaginando que o Canada é apenas um mar de rosas, próximo do paraíso. rs
    Hoje a pessoa tem várias maneiras de conhecer o lugar que quer morar, mas tem preguiça de pesquisar o mínimo necessário.
    Muito obrigado, Ana.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto Roberto! Concordo com você e amo o meu país! Foi onde cresci e sou fruto daqui. É muito importante alinhar a realidade dos fatos com as expectativas para tornar a adaptação ao novo país mais acertiva! Quanto mais pesquisamos e estamos conscientes da verdadeira realidade, melhor! Obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.