segunda-feira, 21 de setembro de 2015

10 curiosidades sobre os canadenses

País com forte influência cultural britânica devido à sua colonização, o Canadá e seus habitantes têm seus variados costumes. Eu particularmente , adoro conhecer e saber sobre diferente costumes e cultura; já estou aqui há 9 meses e tem sido o suficiente para descobrir muito. Todos os dias vivencio diversas situações e conheço um pouquinho mais sobre diversos países na escola onde estudo inglês. Falando das curiosidades daquim listei dez.



  1. Agradecimentos - Aqui é super comum as pessoas agradecerem sempre, pedirem desculpas e por favor (sorry, please e thank you ) o tempo todo. Também faz parte do costume canadense agradecer se você foi num aniversário, casamento ou chá de bebê, por exemplo. Eles irão te enviar um e-mail ou até mesmo um cartão de agradecimento para sua casa. Acho muito educado.
  2. Idade no mercado de trabalho - É perceptível ver pessoas de mais idade no mercado de trabalho, seja em supermercados, lojas ou apresentadores de TV. Dia desses fomos num show no Air Canada Centre e um senhor muito simpático nos atendeu, nos guiando até os nossos assentos. Aliás, achei fantástico a minha ida pela primeira vez num show aqui em Toronto, pude perceber muita civilidade entre as pessoas . Pessoas de mais idade curtindo o show e famílias com crianças. Na saída de lá nada de tumulto. Tudo tranquilo e super seguro, mesmo com 15 mil pessoas saindo do local ao mesmo tempo para pegar metrô e trem.
  3. Horários dos eventos e comércio - É costume também quando você é convidado pra um aniversário por exemplo, no convite ter o horário que inicia e que finaliza o evento. Shoppings e restaurantes aqui fecham um pouco mais cedo. Já os bancos aqui trabalham aos sábados. Achei super diferente e gostei.
  4. Ecobags -  É super comum ver aqui pessoas com suas ecobags indo aos supermercados e lojas, eu já tenho as minhas.
  5. Deixar os sapatos na entrada de casa - Também considero super interessante aqui o costume de quando chegamos em casa ou na casa de alguém que você vá, tirarmos os sapatos, deixando-os na porta de entrada.
  6. Crianças mais independentes - Uma vez estava andando de carro e me chamou a atenção quando estava parada no semáfoto. Uma mulher atravessando na faixa de pedestre com algumas crianças e as crianças não estavam de mãos dadas com ela. Eu rapidamente pensei, meu Deus que perigo as crianças são mais independentes. Então, é bem comum isso.
  7. Alimentação - O jantar é a principal refeição dos canadenses. No horário de almoço eles geralmente comem lanches, saladas, algo mais leve. E também é super comum fazendo parte do cotidiano, as pessoas levarem as marmitas pra escola e trabalho.
  8. Chamado aos bombeiros - Também faz parte do nosso cotidiano vermos os bombeiros indo atender algum chamado. Aqui casas e prédios tem muita madeira na construção e sendo assim, é grande a preocupação e cuidado quando chamados são feitos aos bombeiros.
  9. Organização dos canadenses - Observando minha vizinhança na primavera e verão, vejo casas com muitas flores, jardins super cuidados. É lindo de ver essa organização dos canadenses. Depois de um longo inverno, rapidinho tudo se transforma na paisagem da cidade. E é bem comum vermos os carros estacionados nas frentes das casas, garagens abertas e bem cheias de diversos artigos e coisas.
  10. Gentileza dos motoristas de onibus do transporte público daqui - Eu tenho um fato muito bacana pra compartilhar: certo dia estava na faixa de pedestre aguardando abrir 2 semáforos para eu atravessar a rua e nisso meu ônibus chegou no ponto e o motorista ficou me esperando. Achei muito gentil da parte dele e é bem comum ele esperar pelas pessoas já pude ver em outros dias.


O canadense de uma forma geral é educado e gentil. E recebe muito bem o imigrante, pois o Canada é um país totalmente multicultural.


Meu texto original foi publicado no blog Brasileiras pelo mundo, onde sou colaboradora.

Até a próxima,
Grasiela

3 comentários:

  1. Muito legal Grasi! Sempre bom ler sobre Toronto sob a sua ótica! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Meu filho mora no Canadá faz uns 4 anos. Agora vai casar.Gosto de ler oque tu escreves, me sinto mais perto do meu filho. Beijo carinhoso.
    Giselle

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.